Ao contrário do que muitos pensam que a própolis é um produto feito apenas pelas abelhas, isso está errado.Essa substância vem da resina da casca da árvore, na qual as abelhas raspam a casca da árvore e a mastigam até que se torne uma substância macia e pegajosa.
Todo o processo é feito no final do outono, quando a temperatura começa a diminuir, dando início ao inverno. Para as abelhas, a própolis tem duas finalidades:
1.Reduz a queda de temperatura no interior da colmeia, fechando a entrada das abelhas. Ficam protegidos durante o inverno, possibilitando assim uma melhor convivência dentro do enxame.
2.A segunda importância do própolis para as abelhas é o seu efeito desinfetante e higiênico em toda a colônia.Bactérias, fungos e outros organismos não toleram o forte odor da própolis, evitando assim qualquer surto de doenças no enxame.



Breve História da Própolis!
Desde o surgimento das primeiras civilizações, os povos antigos já conheciam a importância medicinal da própolis na cura de diversas doenças.Inúmeros manuscritos egípcios contêm informações sobre o uso da própolis no combate à gripe, no higiene bucal e sua ampla utilização no tratamento de feridas.
À medida que a medicina passou a ser estudada de forma profissional e com profunda visão científica, inúmeros médicos e pesquisadores passaram a se dedicar o seu tempo, à pesquisa de produtos naturais e aos poucos o poder medicinal da própolis começou a ser revelado.